A pós-modernidade tem sua complexidade em nível de definição, mas a priori, a partir de Roldán podemos entender:
Juan Martín Velasco amplia definido:"A pós-modernidade como um fenômeno cultural que acontece a nível mundial, de modo especial no Ocidente, e que questiona a racionalidade da modernidade, apresentando-se com vencedora da modernidade que caracterizou a cultura anterior" .
"Pós-modernidade significa, assim, uma reelaboração, releitura ou reinterpretação da modernidade, ou seja, um processo teórico de questionamento e ao mesmo tempo de radicalização da categoria sociocultural, que o processo de modernização originou nas sociedades avançadas, do ponto de vista do processo da modernização"
Toda essa releitura ou reinterpretação da modernidade representa em nosso cenário atual, um rompimento com diferentes modelos de pensamentos reinantes na modernidade, começando com os pressupostos da razão. Roldán interpreta esse fenômeno cultural como uma excelente oportunidade de responder criativamente nesse tempo, nisto, cabe a teologia elucidar a fé cristã, oportunizando a Igreja de Cristo, alicerces para uma caminhada contextualizada da missão cristã no contexto urbano.
O Prof. Roberto Zwetsch em sua tese de doutorado nos traz uma significativa exposição relacionada a questões introdutórias da teologia de missão. Parte do seu escopo ressalta as diferentes concepções sobre essa temática no contexto da fé cristã, tecendo um panorama da historicidade da teologia prática e de missão. Nisso, nos remete a diferentes cenários da cristandade, localizando na área da teologia prática as bases para a teologia de missão, onde aponta o aspecto hermenêutico como componente estrutural, nesse processo de passagem do paradigma moderno para a pós-modernidade.
O Zwetsch, em sua pontuação localiza muito bem a crise hodierna, nos apresentando, que residi nisto um grande desafio. A teologia de missão, com isso encontra-se com "a crise civilizatória que tem como pano de fundo a pergunta pelo sentido da vida neste limitado planeta", que mostram oportunidade e desafio para a igreja e sua teologia; e como disse David J. Bosch "se a atmosfera de ausência de crise ainda subsiste em muitas partes do Ocidente, isso é simplesmente resultado de uma perigosa ilusão" . Essa pontuação nos leva a um caminho de confronto sobre a percepção da realidade no mundo urbano, onde os valores têm sido relativizados e o pluralismo tem apresentado diferentes caminhos em meio à experiência cotidiana. Zwetsch argumenta:
A teologia cristã trabalha a partir da perspectiva da fé, é verdade (Hebreus 11.1). Mas para ser ouvida e encontrar credibilidade, ela precisará apresentar razões, argumentos e visões, que tenham plausibilidade. Ela necessitará oferecer um discurso que reafirme uma fé que caminha com os pés no chão de uma história plena de realizações as mais grandiosas, mas ao mesmo tempo marcada por tragédias e um nível de sofrimento humano difícil de mensurar.
Considerar a tensão entre a teoria e a prática teológica no contexto urbano juntamente com a crise hodierna, novos questionamentos pertinentes nascem, em direção a contextualização da teologia da Missão no mundo urbano. Como Zwetsch sinaliza:
"[...] a teologia da missão no contexto latino-americano deve ser vista como uma disciplina da teologia prática, ainda que seu método seja interdisciplinar e dialógico, em permanente diálogo e interação com as demais áreas da teologia e das ciências humanas e sociais" .
Esse ponto abrange a necessidade de construir reflexão teológica integrada à prática contextualizada. Consequentimente é ressaltado que a prática precisa de novas avaliações e novas reflexões, que automaticamente responderão as indagações do contexto urbano; isso indica um romper de paradigma que traz incertezas como afirma Bosch:
"um período de mudança de paradigma constitui um período de profunda incerteza – e essa incerteza parece ser uma das poucas constantes da era contemporânea e uma dos fatores que geram fortes reações no sentido de ser permanecer com o paradigma iluminista, a despeito de todos os sinais que apontam para seu esboroamento"
Entender essa complexidade que envolve esse tema torna-se basilar na atual crise contemporânea, rumo a construção de um novo paradigma da teologia de missão, para melhor dialogar num mundo pós-moderno; refletindo uma teologia prática, a fim de instrumentalizar a igreja, em suas missões.
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Autor: Edson MIranda
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1 - ROLDÁN, Alberto Fernando, Para que serve a teologia? Método, história, pós-modernismo. Curitiba: Descoberta, 2000.
2 - VELASCO apud ROLDÁN, Alberto Fernando, 2000.
3 - ZWETSCH, Roberto E. Missão como com-paixão. Por uma teologia da missão em perspectiva latino-americana. São Leopoldo: EST, 2007
4 - BOSCH, David J. Missão transformadora. Mudanças de paradigma na teologia da missão. São Leopoldo: Sinodal, EST, 2002
2 - VELASCO apud ROLDÁN, Alberto Fernando, 2000.
3 - ZWETSCH, Roberto E. Missão como com-paixão. Por uma teologia da missão em perspectiva latino-americana. São Leopoldo: EST, 2007
4 - BOSCH, David J. Missão transformadora. Mudanças de paradigma na teologia da missão. São Leopoldo: Sinodal, EST, 2002
Graça e Paz Lucy,
ResponderExcluirÉ um prazer receber sua visita e saber que foi abençoada com esse blog. Que a Bondade de Deus reine dia a dia sobre seu viver!
Fraternamente,
Edson Miranda