
Caminhado pela historicidade da Didática, é possível ver que houve homens em diferente séculos, que se aplicaram a buscar renovação e contextualização da proposta educacional. Cada um trazendo com seus esforços grandes melhorias, na sociedade em que viviam. Hoje vivemos em um contexto pós-moderno, que desafiam os educadores a terem uma cosmovisão apurada, em sua didática cotidiana, visando à formação integral de cada indivíduo.
A formação teórica da didática começou a partir de Comênio no séc. XVII, que desenvolveu princípios bem avançados para sua época, deixando um legado chamado: Didática Magna. Teve como seu agente motivador a seguinte frase: "Ensinar tudo a todos". E outro pensadores como, Rousseau, Pestalozzi, Herbart, que contribuíram significativamente para o pensar de outros pedagogos.
A didática é uma disciplina da pedagogia, que se aplica no processo de ensino e a aprendizagem; investigando as condições e formas que vigoram no ensino e ao mesmo tempo os fatos reais. Atuando no desenvolvimento das capacidades cognitivas dos alunos. "O ensino por mais simples que possa parecer à primeira vista, é uma atividade complexa: envolve tanto condições externas com condições internas das situações didáticas".
As tendências no Brasil, na prática da didática, transita por vários métodos desde a tradicional, que ainda prevalece nas instituições educacionais, visando somente a transmissão de conhecimento; a didática ativa que valoriza mais o processo de aprendizagem e os meios que visa o desenvolvimento do ser pensante, dando menos importância aos conhecimento sistemáticos.
É nítido, que a tarefa do educador é muito mais ampla e complexa do que se tem visto em nosso contexto educacional pos-moderno, quando percorremos o caminho da história da didática. Tornando vivo o papel do educador, que nesse tempo precisa se comprometer com aprendizagem do aluno, que é um ser integral e participativo de uma sociedade local. Como Rega afirma: é possível desenvolver uma metodologia que englobe o ser como um todo, possibilitando uma formação integral.
Autor: Edson Miranda
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